1 de Março de 2011

Situação em Marrocos

Partilhamos este mail, enviado ao nosso amigo Mário Fonseca, pela Embaixada de Portugal em Rabat, na sequência de um pedido de informação sobre a situação naquele País.

Exmo. Sr.

Mário Fonseca,

Acusamos recepção da sua mensagem electrónica.

Tiveram lugar no passado dia 20 Fevereiro, em várias cidades de Marrocos, manifestações que decorreram em geral de forma pacífica, tendo-se porém verificado alguns actos de vandalismo provocados por grupos marginais. Dado quanto antecede, recomenda-se aos cidadãos portugueses que evitem aproximar-se ou participar em manifestações de rua e que usem de especial vigilância em todas estas ocasiões.

Tanto quanto é possível prever, não parecem existir sinais de eventuais perturbações de ordem pública em Marrocos, como as que têm acontecido noutros países árabes. Recorde-se que, tal com em Portugal, as manifestações são permitidas por lei, não sendo anormal a sua realização sobretudo em grandes cidades.

Por outro lado, informamos que poderá aceder ao sítio da Internet Portal das Comunidades Portuguesas para obter diversas informações (www.secomunidades.pt). Na secção “Conselhos aos Viajantes” subsecção “Lista de Países” poderá encontrar os conselhos específicos relativos a Marrocos (www.secomunidades.pt/web/guest/listapaises/MO).

Poderá ainda, caso pretenda, proceder a um registo de viagem no mesmo sítio de Internet em http://www.secomunidades.pt/web/guest/regviajantes. O registo é gratuito e voluntário e permitirá saber em cada momento em que ponto do globo há portugueses em viagem, permitindo à Secretaria de Estado maior eficácia em caso de conflito ou de catástrofe.

Com os melhores cumprimentos,
Serviços consulares
Embaixada de Portugal em Marrocos


Embaixada de Portugal em Rabat
5, Rue Thami Lamdouar, Souissi — Rabat 10 105
Tel.: +212 (0) 537 75 64 46/7/9/50
Fax : +212 (0) 537 75 64 45
Correio Electrónico: ambassade.portugal@menara.ma
www.ambportugal.ma


Mais info em viajarmarrocos@gmail.com.

Sem comentários: